Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

Unidade que Gera Vida e Benção


A Palavra de Deus nos diz que devemos viver unidos, que todos formamos um único corpo. Deste modo, veremos aqui um estudo e algumas passagens da bíblia que mostram que a unidade é importante e que isso pode gerar vida e benção em nosso meio.


1 Coríntios 12. 12 e 27.


"12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."


Quando estamos unidos como irmãos em Cristo, não somente estamos unidos, mas formamos o Corpo de Cristo. Sozinhos nós somos apenas uma parte, um membro do corpo que talvez por estar sozinho não possa exercer sua função, ou seja, é como uma mão que desligada do corpo é apenas um pedaço de carne, ela sem o braço não alcançaria o que desejamos, nem o braço sem ela consegue pegar o que gostaria. O Corpo de Cristo tem muitos membros e cada um sua função. Todos estes muitos membros são importantes, a falta de algum destes pode sobrecarregar algum outro e causar desordem no corpo. Deste modo todos somos importantes para o Corpo de Cristo, sendo nossa função vital ou não vital, aparente ou sem que todos vejam.



"27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo."


Quando Paulo escreve esta carta para a Igreja em Corinto, ele se dirige a toda Igreja. Vemos isto no sujeito que ele utiliza para se dirigir a eles: vós. Deste modo, como dito acima, sozinhos nós somos apenas um pedaço da igreja, um membro do corpo, mas unidos somos a Igreja, o Corpo de Cristo, com Vida, Movimento e uma Cabeça que nos direciona: Jesus Cristo.



1 Coríntios 1. 10


"10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer."



Neste versículo, quando Paulo escreve esta carta, ele não pede somente que as pessoas estejam unidas, mas o que é de muita importância: que olhem para a mesma direção; caminhem no mesmo sentido e com o mesmo propósito. Não daria certo olharmos para um lugar, dizermos aos pés para irem a outro e desejarmos chegar num lugar diferente destes. Por isso temos que olhar para o mesmo alvo, caminhar no mesmo caminho e desejarmos chegar juntos onde Cristo quer nos levar.



1 Coríntio 3. 4-8



"4 Quando, pois, alguém diz: eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, náo é evidente que andais segundo os homens?

5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.

6 Eu Plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.

7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho."



Havia na igreja em Corinto uma briga entre as pessoas, pois discutiam sua importância dizendo quem lhes havia ganhado para Jesus. Sendo essa situação de divisão e discussão, Paulo declarou que plantou, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. Com isso, ele queria dizer que ele e Apolo, juntos, trabalharam em um mesmo propósito: ganhar os cidadãos de Corinto para Cristo, mas acima disso tudo, quem deu a benção e o crescimento de cada um foi Deus, ou seja, sem a ação de Deus, o trabalho de Paulo e Apolo de nada valeria.



Deste modo, vemos que realmente é importante andarmos unidos, cada um exercendo o dom que Deus lhe deu, fazendo sua função e edificando o Corpo de Cristo. Assim, com a benção de Deus, novas pessoas serão inclusas no Corpo, e receberão salvação para a glória de Deus.



Para concluirmos, veremos o que a palavra de Deus diz sobre união e a promessa de que Unidade Gera vida e Benção.



Salmos 133



"1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

2 É como óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de sua vestes.

3 É como orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre."


Deus se agrada da união de seus filhos, e nos diz que é como óleo precioso. O óleo aqui representa a unção de Deus.

Por que Arão? Ele era o Sumo Sacerdote, e de acordo com as tradições do Antigo Testamento, era o Sumo Sacerdote que se apresentava a Deus pelo povo. Mas, Arão também usava em sua couraça, ou em um colar, 12 pedras que representavam as 12 tribos de Israel.

Podemos dizer que a cabeça representa a comunhão de Arão com Deus. A barba poderia ligar a cabeça com as pedras, ou seja, a união de Arão com os israelitas.

Assim, Arão, quando orava a Deus, o que Deus dizia, a unção, a benção de Deus, era através de Arão para todo o povo, que estavam unidos. Deste modo, eles compartilhavam de uma mesma benção e quem estivesse fora não receberia a benção e a unção de Deus.



Sobre o monte Hermom, podemos ver Deus através da unidade gerando, realmente, vida.

Os montes de Sião ficam próximos ao monte Hermom, que é muito grande, e captam o orvalho que desce deste monte. Assim sendo, mesmo ficando em uma região desértica, a região de Sião é fértil. Fertilidade representa vida, pois podiam plantar, criar gado e se alimentar, podendo assim ter mantimentos para a Vida.


Que possamos viver unidos, incluir as pessoas no Corpo de Cristo, e recebermos a direção, a benção, a unção e a vida que Deus nos quer dar. Isso tudo par a glória de Seu nome.



Deus abençoe a Todos.


Robson Luiz D. de Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário