Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

A Fé como Grão de Mostarda


Para começarmos este estudo, gostaria de perguntar antes de você ler: O que vem a sua cabeça quando você pensa em Fé como grão de mostarda?

Mateus 17. 20 b

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível."

Jesus diz que devemos ter fé, e dá o exemplo de fé como uma semente de mostarda.
Assim, veremos aqui a riqueza de uma fé como um grão de mostarda. Trabalharemos o que isso quer dizer em três tópicos.

1º "(...) Se tiverdes fé como um grão de mostarda (...)"

Somos acostumados a ouvir que o grão de mostarda é o menor entre os grãos. Vemos que mesmo a fé em Deus sendo pequena ela move as montanhas, pode fazer milagres como: curar, expelir demônios, abrir o mar (Êx 14. 16), etc. Mas o que importa realmente é o que está no começo da fala de Jesus: "Se tiverdes Fé".

O tamanho da fé é importante? Sim, pois fé gera uma relação com Deus, isso trás proximidade, intimidade, quanto mais você crer, mais conhecerá de Deus. Contudo o mais importante é termos fé. Acreditarmos no Deus vivo, pois é Ele que faz milagres através de nossa fé.

Em uma pesquisa com alguns amigos sobre o que eles pensavam sobre a Fé como Grão de Mostarda, uns deles respondeu:

"Eu penso que Deus quer que nós tenhamos fé! Uma fé, que podemos acreditar em tudo que Ele nos pede. Acho que como o grão de mostarda é pequeno, nossa fé tem que ser maior."

Ezequiel F. S.

O mais importante é termos fé, depois de tê-la, o desafio é fazê-la crescer.


2º Fé como grão de mostarda

Em uma oficina sobre "O Uso da Bíblia na Escola Dominical", o Profº Drº Paulo Roberto Garcia perguntou aos presentes como é que plantava mostarda antigamente. Sua resposta foi que não se plantava. Ela era uma praga e se planta, tomaria conta de toda a horta/plantação.

E nossa fé? Ela tem sido como mostarda, que quando plantado em nossos corações tem se espalhado e crescido nos corações das pessoas que convivem conosco em nossas casas, trabalhos, colégios, dentre outros?

Na mesma pesquisa com alguns amigos obtive outra resposta:

"Penso na fé como uma semente, no sentido de poder germinar e frutificar. Que independente do que estiver a ela relacionada, não é estável no sentido de permanecer pequena, mas é capaz de reproduzir, proliferar..."

Mayara M. C.


A Fé em Jesus se espalhou pela região de Jerusalém, Israel, Oriente Médio... de uma forma maravilhosa e rápida. Em poucos anos toda a região já havia ouvido falar e crer, ou seja, ter fé no Cristo Salvador.

Como diz a bíblia: "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém... até os confins da terra." (At 1.8). Para eles nós estamos nos confins da terra, e pela graça de Deus a Fé destas pessoas foi como um grão de mostarda, e se espalhou até nós.


3º O Grão de Mostarda que virou Árvore


Lucas 13. 19

"É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos."

Vimos até aqui que precisamos ter fé e ela deve se espalhar. Entretanto este 3º tópico é importante também por dar sequência à vida de fé.

Se tivermos fé, esta fé contagia aos nossos próximos, devemos então acolhê-los.
Como o texto bíblico diz que a fé como uma árvore de mostarda ela "acolhe", aninha aos pássaros, assim nós devemos acolher, aninhar, receber as pessoas que aceitaram, através de nós ou não, a fé em Jesus Cristo.

É nossa missão levar a fé e acolher os frutos: "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo seus molhos." (Salmos 126. 6). A preciosa semente é a Fé, e mesmo que seja difícil, com lagrimas ou dor, devemos anunciá-la. Assim sendo, colheremos o fruto desta missão de testemunho da Salvação em Cristo Jesus.


Deus abençoe a Todos.

Robson Luiz D. de Almeida.

0 comentários:

Postar um comentário