Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

Quando paramos de Caminhar

Quando paramos de Caminhar.


Gênesis 11. 27 – 32.

“27 - São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.
28 - Morreu Harã na terra de seu nascimento, em Ur dos caldeus, estando Tera, seu pai, ainda vivo.
29 - Abrão e Naor tomaram para si mulheres; a de Abrão chamava-se Sarai, a de Naor, Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá.
30 - Sarai era estéril, não tinha filhos.
31 - Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.
32 - E, havendo Tera vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.”


A promessa que Deus cumpriu em Abrão não era dele, era na verdade de seu Pai, Tera.
Tera saiu de sua terra, Ur dos Caldeus, pra ir a Canaã. Porém ele não chegou lá. Tera teve um filho chamado Harã, e quando, no meio do caminho, ele chegou a cidade de Harã, mesmo nome do filho que lê perderá, ele não conseguiu prosseguir. Morreu Tera no meio do caminho para Canaã.

Quantos de nós temos uma promessa de Deus?
Saiba que se estamos vivos este é um dos motivos para crermos que temos uma promessa de Deus para nós.
Às vezes caminhamos em nossas vidas em busca do que Deus prometeu fazer em nós e através de nós, ou então caminhamos usando os dons que Deus nos deu nos ministérios que Ele tem colocado em nossas mãos. Contudo e quando paramos de caminhar? Ficaremos e morreremos no deserto?

Tera perdeu um filho chamado Harã e ao chegar na cidade de Harã ele não conseguiu prosseguir. Talvez o peso da perda do filho somado a cidade que o fazia lembrar-se do filho e por medo de perder as lembranças, ele ficou por lá.
Não sabemos o que realmente aconteceu, mas podemos saber que a ligação dele com o passado e a perda do filho foram suficientes para impedi-lo de caminhar.
Claro, perder alguém nunca é bom, e mesmo que nos achemos preparados para lidar com uma situação de morte, nunca estamos. O que devemos é ter certeza da salvação, pois se morrermos estaremos com Deus, e orarmos para que, quando perdemos alguém, Deus nos dê a paz e nos ajude a continuar a caminhar.
Tera ficou preso pelo passado e não seguiu seu rumo, não chegando onde queria chegar.
O que tem nos impedido de caminhar?

Vamos ver algumas coisas que geralmente nos impedem de caminharmos. Não veremos todas, mas algumas coisas que acontecem na vida da Igreja e também no nosso dia-a-dia:

1° Pecado
Quantas vezes somos tentados e acabamos cedendo às nossas tentações.

Tiago 1. 13-15.
"13 - Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
14 - Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
15 - Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte."

É como se caminhássemos pelo deserto e ao lado de nosso caminho houvesse um oásis, com sombra e água fresca. Apesar de perto o oásis está fora de nosso caminho. Então saímos do caminho e bebemos a água, descasamos à sombra e podemos nos esquecer de que devemos continuar a caminhar. Mas também podemos lembrar que devemos voltar a caminhar não conseguimos deixar o oásis por medo de não saber se haverá água mais pra frente, ou então por não saber mais onde está o caminho.
Quando o pecado nos tira do caminho devemos clamar pelo nosso guia: Jesus. Não é simplesmente chamar não, é clamar a Ele que nos ajude, que nos perdoe por sairmos do caminho, é pedir que nos mostre de novo para onde devemos caminhar e então confiar que se Ele nos mandou seguir em tão direção, Ele proverá água e tudo quando precisamos para chegarmos onde Ele quer nos levar. Se confiarmos nele, Ele nos ajudará a achar o caminho e a chegar em nossa Canaã, pois é como diz em Romanos 6. 14, “o pecado não tem mais domínio sobre nós”, não ficaremos presos, perdidos no meio do caminho.

2º Perdoar

Muitas vezes encontramos parceiros de caminhada, sejam parceiros de ministério, seja um colega de trabalho, seja alguém que tem compartilhado sonhos, objetivos conosco, dentre outras coisas. E durante essa caminhada muitas vezes temos que pedir perdão. Somos, às vezes, acostumados a orar e pedir perdão a Deus, mas e ao nosso próximo a quem magoamos?
Não perdoar um parceiro de caminhada é como chegar a uma bifurcação no meio do caminho, cada um vai para um lado, porém nenhum dos dois sabe o caminho certo. Cada um tenta seguir seu próprio caminho, mas as vezes acabam caindo em buracos, areias movediças, ou chegando a lugares em que sem uma mão amiga não conseguirão prosseguir e ficarão os dois pelo caminho.
Não importa quem errou, mas os dois precisam pedir perdão e liberar perdão. Perdoar não é sentimento, é escolha. Perdoando-nos uns aos outros, prosseguiremos, sabendo que se cairmos teremos uma mão para nos ajudar, poderemos ter um bom convívio no ministério, igreja, trabalho, escola... E mesmo quando não sabemos o caminho, juntos chegaremos a uma decisão e assim a Canaã.

3° Submissão.

João 19. 11b.
“11b - Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada;”

Quando Jesus diz a Pilatos que a autoridade dele veio do alto, Ele não nega a autoridade que Pilos tem sobe Ele, mas afirma que Pilatos só tem autoridade sobre Ele porquê Deus fez assim. Isto que dizer que as autoridades que temos sobre nós é Deus quem tem colocado. Muitas vezes queremos discutir, queremos desobedecer, ou questionar os que tem autoridades sobre nós, seja pai, mãe, patrão, professor, chefe, líder, dentre outros. O caso é que, se entregamos nossas vidas nas mãos de Deus, entregamo-nos para que Ele coloque autoridades sobre nós que nos ajudem a caminhar. Se oramos por nossas autoridades, devemos obedecer, sabendo que Deus nos mandou obedecer, a bíblia diz que rebeldia é como pecado de feitiçaria (1 Samuel 15:23), então, oremos por nossos líderes e obedeçamos, se sabemos que está errado, talvez conversando consigamos dizer, caso não seja possível, obedeça e depois com respeito, mostre como de deve fazer o certo.
Para Pensamos sobre isso, é como se estivemos em meio a um safári, e brigássemos com o guia e saíssemos do carro para ir a pé, pelo caminho que achamos melhor. O problema é que não conhecemos o caminho, estaremos sozinhos e nosso líder não pode por em risco todo o resto do grupo.
É como a história da ovelha perdida, deixando as 99 ovelhas, foi buscar a outra, mas ele não deixou as 99 ovelhas na “boca do lobo”, e como somos mais espertos que ovelhas, devemos pensar que agindo assim prejudicamos a nós, que saímos sozinhos por um caminho desconhecido e perigoso e também colocamos em risco aqueles que querem o nosso melhor e saem nos procurando.
Como líder, devemos buscar quem se perdeu e orar pedindo sabedoria a Deus. E como liderados, obedecer nossos lideres, para não prejudicarmos nem a nós, nem ao grupo e sempre orarmos por quem Deus tem colocado sobre nós.

Final

Pense naquilo que tem feito você parar de caminhar. Aqui foram citados exemplos, mas sabemos que existem outras coisas.
Deus disse para Abrão, sai de tua terra e vai para a terra que eu te mostrarei. Deus não disse para onde (Gênesis 12. 1), mas Abrão confiou e foi, não somente foi, mas chegou a Canaã (Gênesis 12. 5), Deus lhe mostrou o Caminho.



João 14. 6
“6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Que possamos encontrar neste versículo a resposta, a ajuda, o guia, e principalmente, o caminho para Deus.
Que Jesus nos dê a força, a visão, o ânimo e tudo quanto precisamos para seguir rumo ao coração de Deus.

Deus abençoe a todos.

Robson Luiz D. de Almeida.