Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

Confiança em Deus


Confiança em Deus

Salmos 4. 8.


“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só Tu me fazes repousar seguro.”





Sobre o texto

Ao lermos o versículo 8 do capítulo 4 de Salmos vemos que o Salmista escreve uma declaração de confiança, declara que confia em Deus mesmo na angústia, que em Deus Ele está seguro.
Ao lermos o salmo anterior vemos que o salmista expressa sua confiança em Deus também diante da adversidade. Mesmo quando surgem muitos adversários e estes o ameaçam Ele clama a Deus e crê que nele há socorro.

É isso que veremos: a importância de confiarmos em Deus.

Sobre Dormir

Nos dias de hoje passamos por muitas dificuldades e muitas vezes perdemos o sono, perdemos a paz, perdemos a esperança, nos estressamos e em algumas vezes isso acaba desencadeando outros problemas.
Nossos problemas têm crescido diante de nós como inimigos fortes que querem nos destruir e por causa de diversas situações que ocorrem em nosso dia-a-dia nós nos preocupamos e acabamos sofrendo algumas conseqüências por isso.

“EM PAZ ME DEITO E LOGO PEGO NO SONO...”

Geralmente uma noite mal dormida trás conseqüências para o nosso dia, veremos algumas:
  • Uma noite mal dormida pode nos deixar com sono no outro dia e pouco produtivos, assim atrapalhando em nosso trabalho, estudos, nos fazendo perder o dia e até deixando de fazer coisas importantes que deveríamos ter feito.
  • Problemas de humor. As pessoas podem ficar mal humoradas podendo prejudicar assim seu relacionamento familiar, com amigos, relacionamento no trabalho, na escola e isso pode gerar outros problemas como exclusão. 
  • Uma noite mal dormida pode causar problemas sérios de Saúde como: Stress, depressão, e por causa do cansaço físico pode ser o princípio para outras futuras doenças, causando assim mais problemas.

Mesmo que ao escrever este Salmo o Salmista não soubesse que uma noite mal dormida pode causar tantos problemas, ele sabia que quando algo, alguém, uma situação, um problema tirava o sono dele, o Deus Vivo e Presente o ajudaria a repousar em paz.
Quantas vezes em nossas vidas ao deitarmos em nossos travesseiros ao invés de descansarmos em paz os nossos problemas nos tiram a paz e atrapalham nossa noite, assim atrapalhando o dia seguinte e as vezes piorando as coisas. Perdemos o sono para pensar em uma solução, ou preocupados com Filhos, Maridos, Esposas, Trabalhos, Estudos, Contas para pagar, além de outras situações.
Claro que nós devemos cuidar de nossos deveres, mas não podemos deixar que nossos problemas nos impeçam de viver, ou de ter paz em nossos corações.

Confiar

  
Ao olharmos o versículo base podemos ver que o Salmista dorme em paz porque confia em Deus.

“... porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.”

Esta parte do versículo é a explicação da segurança que ele sente quando os problemas, os inimigos dele tentam destruir sua vida.
Em quem está a sua segurança?

Salmos 20. 7.

 “Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.”

  
Nossa confiança muitas vezes está depositada no lugar errado. Confiamos em homens, confiamos em conhecimento, confiamos em dinheiro, confiamos naquilo que nossas mãos podem tocar ou nossos olhos podem ver.

Contar com a ajuda das pessoas é bom, a bíblia nos diz para caminharmos unidos. Ter conhecimento é fundamental para nossa vida. Dinheiro também é fundamental, pois vivemos em um mundo onde precisamos dele, precisamos de todas estas coisas. Contudo, não podemos nos esquecer daquele sem o qual não teríamos vida.

Salmos 23. 1; 4.

“1 – O Senhor é meu pastor, nada me faltará. 4 – Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Podemos entender estes versículos e declarar: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará, e quando eu tiver dificuldades, Ele me ajudará. Mas só vai funcionar se houver confiança. Confiança de que Ele conhece as minhas dificuldades e que mesmo que eu caminhe sobre o vale da sombra e da morte Ele está comigo e me guiará pelo caminho que eu devo andar.


Fechamento


Quando colocarmos nossas cabeças em nossos travesseiros e nossos problemas vierem nos tirar o sono;
Quando estivermos em nossos afazeres e algo tentar tirar a nossa paz;
Quando alguém tentar fazer mal a nós;
Ou em qualquer situação onde precisarmos de ajuda, devemos CONFIAR em nosso Deus.
Clamar ao Deus que nos houve e nos dá socorro, e confiarmos que Ele está conosco e nos ajudará.
Olhando mais uma vez para o Salmo 4, no versículo 8 vemos que uma noite em paz é conseqüência de uma confiança de que Deus nos faz repousar em segurança.

CREIAMOS QUE SE CONFIARMOS EM DEUS, NÃO SOMENTE PARA DORMIR EM PAZ, MAS EM TUDO QUE FIZERMOS E COM RESPEITO A TUDO QUE NOS TIRA A PAZ, COM CONFIANÇA, ELE NOS FARÁ REPOUSAR EM SEGURANÇA.

Deus abençoe a todos.

Robson Luiz D. de Almeida