Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

Pessoas como instrumentos de Deus

Vamos ver neste estudo um pouco sobre alguns textos da bíblia onde Deus operou milagres e abençoou seu povo usando vidas em que, certamente, nem elas imaginavam que poderiam ser usadas por Deus.

João 6. 9 - 11.
" 9 Temos aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?
10 Jesus disse: Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens.
11 Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os partiu como todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade."

Ao lermos este texto vemos um dos grandes milagres de Jesus. Com apenas 5 pães e 2 peixes ele alimenta uma multidão de aproximadamente 5 mil homens, sem contar as mulher e crianças. Cada pão rendeu mais de mil pedaços, cada peixe mais de dois mil e quinhentos pedaços, pois vemos que todos comeram, ficaram satisfeitos e sobraram 12 sextos cheios. Contudo deixando a matemática e a quantidade de lado, pois Deus não age com base em números e estatísticas, vamos falar  sobre o que Deus usa para operar milagres. Ele age por meio da Fé e por meio de Pessoas que se deixam ser usadas por Ele.
Veremos aqui algumas vezes em que Deus, para operar milagres e benção em meio ao seu povo, usou pessoas que eram esquecidas, descriminadas e em certos casos deixadas de lado para morrer.

1º Um Menino.

Como vemos na tradição bíblica e judaica, era comum em contagens serem contados só os homens adultos. Em determinadas passagens, onde as mulheres não têm um papel central, são deixadas de lado assim como as crianças, exemplo disso é Mc 10. 13 - 14, quando as crianças eram trazidas para serem abençoadas e os próprios discípulos repreendiam as pessoas.
Mas no texto em que começamos o estudo vemos que mesmo não sendo contada, uma criança se permitiu ser usada por Deus. Na tradução Linguagem de Hoje vemos a referência a um menino, que por muitos seria desconsiderado, esquecido, e foi quem Deus usou para alimentar uma mutidão faminta.
Foi Jesus quem fez o milagre, deu graças e partiu o pão, mas se aquele menino não acreditasse e resolvesse guardar o pão para si e para sua família, uma multidão de milhares de pessoas não teria o que comer.
Alguém que está esquecido e deixado de lado muitas vezes não reconhece seu valor, assim impede o mover de Deus através de sua vida e de seu talento. O talento daquele menino eram 5 pães e 2 peixes, além de uma fé em que Cristo poderia multiplicar estes alimentos e dar de comer à multidão.
Qual é o seu talento?

2º Uma mulher.

João 4. 7; 9; 10; 13; 14; 15; 16; 17; 18; 19; 25; 26; 29; 28; 39.
"7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito."

Aqui temos alguns pedaços do texto da conversa de Jesus com a Mulher Samaritana, e como vemos a relação judeus/samaritanos não era muito amigável. Então vemos que uma mulher, samaritana, ou seja, de acordo com as tradições, Jesus não falaria com ela, foi usada por Deus.
Primeiramente Jesus oferece água viva para aquela mulher, isso representa uma vida melhor, as necessidades que ela passasse seriam satisfeitas em Jesus, Ele passaria a ser a vontade de vida daquela mulher. Jesus vendo que ela havia sido tocada por suas palavras diz a ela que traga seu marido para que juntos recebam o que Ele tem para dar.
Aqui vemos novamente a ação de Deus: uma mulher, samaritana, em sua rotina de pegar água, e que habitava com um homem que não era seu marido. A posição desta mulher naquela sociedade era desonrada, uma mulher em quem poucos davam valores, não se esperava nada dela. Jesus, porém não se importou com isso. Ao conversar com aquela mulher ele viu que o coração dela era sedento pelas palavras do Messias, que ela cria que Ele havia de vir e esperava por isso.
Jesus anuncia que é o Messias e a mulher tocada por suas palavras volta à cidade e anuncia o que o Cristo havia dito sobre ela.
Uma mulher desonrada, de quem não se esperava nada, e a qual não imaginava poder um dia falar com o Messias. Esta mulher foi usada por Jesus para testemunhar sobre Ele, O Cristo Salvador, para os moradores de sua cidade, e eles creram através do testemunho dela e das palavras de Jesus.
Você está disposto a testemunhar sobre Jesus?

3º Quatro Leprosos.

2 Reis 7. 3; 5; 8; 9; 10; 14; 15; 16.
"3 Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?
5 Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.
8 Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam.
9 Então, disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas, e nós nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, seremos tidos por culpados; agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do rei.
10 Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam.
14 Tomaram, pois, dois carros com cavalos; e o rei enviou os homens após o exército dos siros, dizendo: Ide e vede.
15 Foram após eles até ao Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de vestes e de armas que os siros, na sua pressa, tinham lançado fora. Voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.
16 Então, saiu o povo e saqueou o arraial dos siros; e, assim, se vendia um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, segundo a palavra do SENHOR."

Aqui o texto bíblico fala de quando os Samaritanos estavam cercados pelos siros, ameaçados se saíssem, e ameaçados se permanecessem na cidade. Ao lermos o texto inteiro (2 Reis 6 e 7) vemos que não havia o que comer, e as pessoas estavam desesperadas sabendo que assim logo chegaria a morte, pois se saíssem seriam mortos pelos sírios, se ficassem não suportariam a fome.
Havia fora dos portões da cidade quatro leprosos, excluídos, marginalizados, esquecidos, deixados para morrer, e que estavam na mesma situação das pessoas da cidade, contudo entre morrer de fome e morrer nas mãos dos siros eles decidiram arriscar a mão dos siros.
Deus operou mais uma vez através de quem nada se esperava.
Eles viram que os siros fugiram as pressas e deixaram armas, comida, ouro, roupa e outras coisas. Eles se fartaram, mas não se esqueceram de quem os deixou à sorte. Voltaram a cidade e anunciaram as boas novas, uma nova esperança ao povo e ao Rei. Logo o povo soube que havia comida e fartura justamente de onde eles esperavam a morte. Todos se serviram e saciaram a fome.
Você tem levado esperança?
 
Um simples meninos muitas vezes considerado incapaz, inexperiente. Uma mulher, desconsiderada, desonrada, de quem não se esperava nada. Quatro leprosos discriminados, abandonados, deixados para que morressem. Foram estas as pessoas citadas na bíblia que vimos neste estudo, pessoas que mesmo a sociedade não esperando nada delas, foram elas as pessoas usadas por Deus para mudar a história de seu povo, quer com 5 pães e 2 peixes, com o testemunho ou a coragem e a compaixão de anunciar que ainda há esperança. Não importa nossa condição, importa dispormo-nos a sermos usados por Deus.
 
Deus abençoe a todos.
 
Robson Luiz D. de Almeida

A Fé como Grão de Mostarda


Para começarmos este estudo, gostaria de perguntar antes de você ler: O que vem a sua cabeça quando você pensa em Fé como grão de mostarda?

Mateus 17. 20 b

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível."

Jesus diz que devemos ter fé, e dá o exemplo de fé como uma semente de mostarda.
Assim, veremos aqui a riqueza de uma fé como um grão de mostarda. Trabalharemos o que isso quer dizer em três tópicos.

1º "(...) Se tiverdes fé como um grão de mostarda (...)"

Somos acostumados a ouvir que o grão de mostarda é o menor entre os grãos. Vemos que mesmo a fé em Deus sendo pequena ela move as montanhas, pode fazer milagres como: curar, expelir demônios, abrir o mar (Êx 14. 16), etc. Mas o que importa realmente é o que está no começo da fala de Jesus: "Se tiverdes Fé".

O tamanho da fé é importante? Sim, pois fé gera uma relação com Deus, isso trás proximidade, intimidade, quanto mais você crer, mais conhecerá de Deus. Contudo o mais importante é termos fé. Acreditarmos no Deus vivo, pois é Ele que faz milagres através de nossa fé.

Em uma pesquisa com alguns amigos sobre o que eles pensavam sobre a Fé como Grão de Mostarda, uns deles respondeu:

"Eu penso que Deus quer que nós tenhamos fé! Uma fé, que podemos acreditar em tudo que Ele nos pede. Acho que como o grão de mostarda é pequeno, nossa fé tem que ser maior."

Ezequiel F. S.

O mais importante é termos fé, depois de tê-la, o desafio é fazê-la crescer.


2º Fé como grão de mostarda

Em uma oficina sobre "O Uso da Bíblia na Escola Dominical", o Profº Drº Paulo Roberto Garcia perguntou aos presentes como é que plantava mostarda antigamente. Sua resposta foi que não se plantava. Ela era uma praga e se planta, tomaria conta de toda a horta/plantação.

E nossa fé? Ela tem sido como mostarda, que quando plantado em nossos corações tem se espalhado e crescido nos corações das pessoas que convivem conosco em nossas casas, trabalhos, colégios, dentre outros?

Na mesma pesquisa com alguns amigos obtive outra resposta:

"Penso na fé como uma semente, no sentido de poder germinar e frutificar. Que independente do que estiver a ela relacionada, não é estável no sentido de permanecer pequena, mas é capaz de reproduzir, proliferar..."

Mayara M. C.


A Fé em Jesus se espalhou pela região de Jerusalém, Israel, Oriente Médio... de uma forma maravilhosa e rápida. Em poucos anos toda a região já havia ouvido falar e crer, ou seja, ter fé no Cristo Salvador.

Como diz a bíblia: "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém... até os confins da terra." (At 1.8). Para eles nós estamos nos confins da terra, e pela graça de Deus a Fé destas pessoas foi como um grão de mostarda, e se espalhou até nós.


3º O Grão de Mostarda que virou Árvore


Lucas 13. 19

"É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos."

Vimos até aqui que precisamos ter fé e ela deve se espalhar. Entretanto este 3º tópico é importante também por dar sequência à vida de fé.

Se tivermos fé, esta fé contagia aos nossos próximos, devemos então acolhê-los.
Como o texto bíblico diz que a fé como uma árvore de mostarda ela "acolhe", aninha aos pássaros, assim nós devemos acolher, aninhar, receber as pessoas que aceitaram, através de nós ou não, a fé em Jesus Cristo.

É nossa missão levar a fé e acolher os frutos: "Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará com cânticos de alegria, trazendo consigo seus molhos." (Salmos 126. 6). A preciosa semente é a Fé, e mesmo que seja difícil, com lagrimas ou dor, devemos anunciá-la. Assim sendo, colheremos o fruto desta missão de testemunho da Salvação em Cristo Jesus.


Deus abençoe a Todos.

Robson Luiz D. de Almeida.

Unidade que Gera Vida e Benção


A Palavra de Deus nos diz que devemos viver unidos, que todos formamos um único corpo. Deste modo, veremos aqui um estudo e algumas passagens da bíblia que mostram que a unidade é importante e que isso pode gerar vida e benção em nosso meio.


1 Coríntios 12. 12 e 27.


"12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo."


Quando estamos unidos como irmãos em Cristo, não somente estamos unidos, mas formamos o Corpo de Cristo. Sozinhos nós somos apenas uma parte, um membro do corpo que talvez por estar sozinho não possa exercer sua função, ou seja, é como uma mão que desligada do corpo é apenas um pedaço de carne, ela sem o braço não alcançaria o que desejamos, nem o braço sem ela consegue pegar o que gostaria. O Corpo de Cristo tem muitos membros e cada um sua função. Todos estes muitos membros são importantes, a falta de algum destes pode sobrecarregar algum outro e causar desordem no corpo. Deste modo todos somos importantes para o Corpo de Cristo, sendo nossa função vital ou não vital, aparente ou sem que todos vejam.



"27 Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo."


Quando Paulo escreve esta carta para a Igreja em Corinto, ele se dirige a toda Igreja. Vemos isto no sujeito que ele utiliza para se dirigir a eles: vós. Deste modo, como dito acima, sozinhos nós somos apenas um pedaço da igreja, um membro do corpo, mas unidos somos a Igreja, o Corpo de Cristo, com Vida, Movimento e uma Cabeça que nos direciona: Jesus Cristo.



1 Coríntios 1. 10


"10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer."



Neste versículo, quando Paulo escreve esta carta, ele não pede somente que as pessoas estejam unidas, mas o que é de muita importância: que olhem para a mesma direção; caminhem no mesmo sentido e com o mesmo propósito. Não daria certo olharmos para um lugar, dizermos aos pés para irem a outro e desejarmos chegar num lugar diferente destes. Por isso temos que olhar para o mesmo alvo, caminhar no mesmo caminho e desejarmos chegar juntos onde Cristo quer nos levar.



1 Coríntio 3. 4-8



"4 Quando, pois, alguém diz: eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, náo é evidente que andais segundo os homens?

5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.

6 Eu Plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.

7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho."



Havia na igreja em Corinto uma briga entre as pessoas, pois discutiam sua importância dizendo quem lhes havia ganhado para Jesus. Sendo essa situação de divisão e discussão, Paulo declarou que plantou, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. Com isso, ele queria dizer que ele e Apolo, juntos, trabalharam em um mesmo propósito: ganhar os cidadãos de Corinto para Cristo, mas acima disso tudo, quem deu a benção e o crescimento de cada um foi Deus, ou seja, sem a ação de Deus, o trabalho de Paulo e Apolo de nada valeria.



Deste modo, vemos que realmente é importante andarmos unidos, cada um exercendo o dom que Deus lhe deu, fazendo sua função e edificando o Corpo de Cristo. Assim, com a benção de Deus, novas pessoas serão inclusas no Corpo, e receberão salvação para a glória de Deus.



Para concluirmos, veremos o que a palavra de Deus diz sobre união e a promessa de que Unidade Gera vida e Benção.



Salmos 133



"1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!

2 É como óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de sua vestes.

3 É como orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre."


Deus se agrada da união de seus filhos, e nos diz que é como óleo precioso. O óleo aqui representa a unção de Deus.

Por que Arão? Ele era o Sumo Sacerdote, e de acordo com as tradições do Antigo Testamento, era o Sumo Sacerdote que se apresentava a Deus pelo povo. Mas, Arão também usava em sua couraça, ou em um colar, 12 pedras que representavam as 12 tribos de Israel.

Podemos dizer que a cabeça representa a comunhão de Arão com Deus. A barba poderia ligar a cabeça com as pedras, ou seja, a união de Arão com os israelitas.

Assim, Arão, quando orava a Deus, o que Deus dizia, a unção, a benção de Deus, era através de Arão para todo o povo, que estavam unidos. Deste modo, eles compartilhavam de uma mesma benção e quem estivesse fora não receberia a benção e a unção de Deus.



Sobre o monte Hermom, podemos ver Deus através da unidade gerando, realmente, vida.

Os montes de Sião ficam próximos ao monte Hermom, que é muito grande, e captam o orvalho que desce deste monte. Assim sendo, mesmo ficando em uma região desértica, a região de Sião é fértil. Fertilidade representa vida, pois podiam plantar, criar gado e se alimentar, podendo assim ter mantimentos para a Vida.


Que possamos viver unidos, incluir as pessoas no Corpo de Cristo, e recebermos a direção, a benção, a unção e a vida que Deus nos quer dar. Isso tudo par a glória de Seu nome.



Deus abençoe a Todos.


Robson Luiz D. de Almeida.