Meditando

"Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos." (Salmos 77. 12)

Meu Ser, a Casa de Deus

Deus tem me dado uma visão bem interessante sobre a obra dele, e justo com o que? Com construção!!!
Olha q interessante...
Comparamo-nos com a morada de Deus, onde o Espírito Santo habita. Uma morada = lar = casa.
Bom, ninguém vem já com uma casa pronta, ela necessita primeiro ser construída.
O primeiro passo é saber como o terreno é, analisar o que será feito. Porque para cada tipo de solo temos uma fundação. Essa análise do solo seria a análise de nossas vidas. O que nós temos feito??? O que tem de ruim?? E o que tem de bom???
Quando o terreno é fraco, mole, é necessário uma fundação profunda, você tem que cavar, até achar um lugar onde seja FIRME, até achar a rocha firme. Às vezes, é necessário cavar muito, tirar muita terra, muita mesma. E a fundação, ela não é feita só em um lugar, ela precisa ser feita em vários lugares, pra casa poder ser levantada e ter certeza q ela vai parar de pé.
Às vezes existe muito lixo nas nossas vidas, coisas que necessitam ser arrancadas de nós, até nos tornarmos agradáveis a Deus, até chegarmos em um estado em que sejamos limpos e estejamos prontos.
Existem pessoas que nunca chegarão nesse estágio, pessoas que estão tão apegadas ao que têm em suas vidas, que não irão abrir mão por causa do comodismo.
Depois, esses buracos são preenchidos com concreto, é o que absorverá toda a carga da construção. Vejo que o concreto é a Palavra de Deus, a Bíblia, é aquilo que nos fortalece, aquilo que faz-nos ficar firmes, aquilo que não nos deixa cair, ou que quando caímos, nos faz levantar. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra".
Depois, bom, vem a instalação de uma parte do encanamento do esgoto e da água, ambos os canais vão pra rua. Entendo que esses canais são tudo aquilo que quando estamos firmes, vem do mundo, que esses canais levam as coisas ruins e já usadas, que não servem mais, pra rua, pro lado de fora e pra não voltarem mais.
Ai o piso, ”aaa” o piso... primeiro é feito um contra piso e depois uma regularização. É por ele que podemos ter um caminho mais suave, da pra se andar de forma mais tranquila pela obra.
Só que... Enquanto a regularização não é feita e só tem o contra piso, ainda é um tanto, por mínimo que seja, incomodo de se andar na obra.
Vejo nossos caminhos, eles não são perfeitos, nós encontramos algumas ondulações aqui, outras ali. Ondulações que nos incomodam, que nos tiram a atenção, nos faz ficarmos nervosos, perder a paciência. Mas a regularização é Deus, com nosso foco nele as ondulações continuam a existir, contudo são imperceptíveis aos nossos olhos. Elas estão na camada inferior, não nos preocupam mais, não nos tiram mais a paz.
Ai vem os pilares, as vigas e laje. São de função estrutural. Através deles as cargas são absorvidas e levadas até a fundação, são a sustentação da casa.
Acho que podem ser comparados com nossa vida de oração e jejum. Se estamos levando uma vida de oração e jejum, nossa vida espiritual se mantém fortalecida. Uma vida de jejum e de oração cria intimidade com Deus, nossos problemas, nossas cargas, são transmitidas para Deus. Ele se fez homem, habitou no nosso meio com a finalidade de conhecer nossas dores, e tomar sobre si, tudo quanto sentimos:
Tristeza? Já não há mais necessidade, pois Ele tomou sobre si.
Ira? Ele vem com sua paz.
Amargura? Ele vem com perdão.
Ele tomou sobre si, todo e qualquer sentimento capaz de existir no coração humano.
Bom... acho que até agora “falei, falei, falei”, mas falta algo essencial em uma moradia: paredes! Tijolo por tijolo.
Creio que são nossas decisões, escolhas que devemos fazer. E tijolo por tijolo levantamos nossa casa. Cada escolha, uma consequência que nos faz crescer.
Nas paredes são necessários alguns rasgos para que a água e o esgoto possam ser completamente instalados. Mais canais, mais tubos. Acredito que possam ser nossos amigos, líderes, discipuladores, que nos aconselham com amor e conduzem as nossas vidas ao lugar certo. Nos ajudam a levar o que é puro ao lugar certo, e o que já não serve também.
E o telhado é a proteção da casa. Acho que a proteção é realmente a presença de Deus, Ele cuida em todo o tempo.
Contudo, existe um detalhe que deve chamar a atenção de todos: INTIMIDADE.
Quanto mais íntimos de alguém, mais a pessoa se preocupa conosco, e ainda mais se essa pessoa for um amigo leal, um amigo fiel.
Quando passamos mais tempo na presença de Deus, nos tornamos mais amigos, mais íntimos dele.
E Deus É fiel... Ele foi capaz de dar o único filho por amor, e se necessário faria de novo. E se fosse só por você, Ele faria.
Enfim, uma construção pode sim refletir nossa vida. Se uma construção é finalizada, ela é uma obra de arte, e é única... se ninguém te imitar, obvio!
Mas uma construção, pode não ser finalizada, ela pode ser abandonada. E quando isso acontece é um desperdício. Ela vira atrativo pra lixo, bichos, mendigos, local de uso de droga, bebida, junta poeira, teia de aranha, e com o tempo sua estrutura exposta, sem cuidados, vai sendo prejudicada. Essa estrutura, sem os devidos cuidados, torna-se um risco pro meio onde ela está.
E se essa construção for retomada, exige muito mais empenho do que se ela for contínua. Se for retomada, é necessário cuidar do que já se tinha primeiro, para depois poder prosseguir. É necessário limpar, é necessário reformar, refaze, o que leva muito mais tempo. É um processo lento.
Assim é a vida também, quando você deixa os caminhos de Deus, o que já foi construído passa a ser destruído, passa a sofrer degradação, passa a ser atrativo pra lixo, bichos, e quando nos voltamos pra Deus é necessário recuperar o que já se tinha. Começar um novo processo, tirar tudo o que estava naquele ambiente e que não era pra estar ali. Um processo chato, que demora, que cansa e depois é necessário reparar o que estava degradado e continuar a obra.
Mas sabe o que é o melhor? O final!
Quando você pode ver todo o seu esforço pelo caminho e ver a recompensa: a sua casa, o seu lar, a sua morada. A morada do Espírito completa.
“Aaa”... só lembrando: toda obra, tem seus imprevistos, seus obstáculos pra que ela não se concretize. Nossa vida também tem MUIIIIIITOS obstáculos pra que não cheguemos ao fim, mas olhando pra frente, pro futuro, para o resultado que obteremos, isto é o que nos faz permanecer.


Escrito por: Elimara Carvalho.
Estudante de Arquitetura.


Deus abençoe a todos.

0 comentários:

Postar um comentário